"Uma questão fascina-nos: Qual é o nosso futuro e qual o papel que cada indivíduo e cada membro da equipa pode desempenhar nele?
Estamos orgulhosos do que alcançámos até agora. Tornámo-nos numa organização de sucesso com processos, procedimentos, KPIs e relatórios claros que cobrem todos os aspectos do negócio. Actualmente, fornecemos a maioria dos fabricantes líderes mundiais de portas e janelas de alumínio.
Mas queremos ir mais longe. Queremos estar preparados para o futuro.
Foi por isso que iniciámos uma viagem. O nosso destino: tornar claro porque é que estamos no negócio e como é que a STA cuida dos seus funcionários e dos seus clientes.
A nossa viagem começou na primavera de 2022. Uma equipa mista de STAans e especialistas em comunicação externa explorou os limites da marca STA. Espreitámos, cutucámos, arranhámos abaixo da superfície e analisámos a essência de quem somos e porque estamos a fazer o que estamos a fazer.
Hoje partilhamos isto convosco".
Eric Van der Bruel - Director-Geral, Dezembro de 2022
A essência está no Porquê
Seja a Carla, o José, o Manuel, ou qualquer outro funcionário da STA... Somos todos humanos e temos como objectivo viver uma vida melhor, para nós, para a nossa família, amigos, colegas e clientes. Temos uma coisa em comum: somos a STA.
A STA tem a ver com as pessoas e com o que as motiva. Marx tinha razão numa coisa: as pessoas são o activo mais importante de qualquer organização. Este é o coração e a alma de tudo o que fazemos. Trabalhamos para ter uma vida melhor. A chave para uma vida melhor está nas nossas mãos, mas nem sempre é fácil. O mundo à nossa volta está a mudar rapidamente. Temos de ser ágeis - no nosso trabalho e na nossa vida. Trabalhar em conjunto, no entanto, torna mais fácil cuidarmos uns dos outros. Trabalhar em conjunto motiva-nos a trabalhar mais, de forma mais inteligente, mais criativa, mais segura, mais eficiente e com mais conhecimentos. A nossa dedicação a este objectivo não tem limites
O nosso logótipo - o herói da nossa marca, a caravela
O logótipo STA é composto por uma marca nominativa estilizada e por um ícone simples inspirado nas velas duplas de látea do nosso herói de marca: a caravela.
Na caravela, encontrámos precisamente esta paixão e obsessão de ir mais além em direcção à próxima e melhor solução.
Das suas origens no século XIII como um humilde barco de pesca costeira, este navio tornou-se o pioneiro que navegou à volta de África e atravessou o Atlântico no século XV. Como as rotas comerciais terrestres com o Oriente estavam comprometidas, os portugueses tiveram de navegar à volta do continente africano.
A sua fama reside sobretudo na sua capacidade de atingir uma velocidade notável e nas suas velas de látex que lhe permitiam navegar contra os ventos predominantes do norte na viagem de regresso - as mesmas velas representadas no nosso logótipo.
Para além disso, exploradores famosos como Colombo, Vasco da Gama e Bartolomeu Diaz confiaram fortemente neste novo navio para o seu sucesso. A STA é mais ou menos isto: Humilde, determinada, capaz de transformar a tecnologia de acordo com as nossas necessidades e de navegar contra o vento. Somos venerados pela nossa persistência e espírito de "nós conseguimos", pela nossa vontade de ir além do que existe e pela nossa velocidade notável. Tal como os exploradores de antigamente podiam confiar na caravela, os nossos clientes podem confiar em nós.
O nosso slogan: Beyond Boundaries
limite
substantivo
Reino Unido / EUA /ˈbaʊn.dər.i
1. uma linha real ou imaginária que marca a borda ou o limite de algo.
2. o limite de um assunto ou princípio.
Na sequência da Reconquista, os marinheiros portugueses começaram a explorar a costa de África e os arquipélagos atlânticos em 1418-19.
Para o efeito, desenvolveram novas formas de navegação e aperfeiçoaram a tecnologia marítima. Nascidos da necessidade, tinham como objectivo encontrar um caminho marítimo para a fonte do lucrativo comércio de especiarias.
Combinaram de forma criativa tecnologias antigas e novas. Maximizaram os recursos e minimizaram os custos. Eram os azarões contra outras nações poderosas. Tiveram de pensar fora da caixa para concretizar o seu ambicioso objectivo. E, apesar dos preconceitos contra os portugueses, eram orientados para o sucesso e tinham um forte espírito de equipa. Este espírito deu o pontapé de saída para toda a Era dos Descobrimentos.
Estas são apenas algumas das características que temos em comum com os nossos antepassados.
Também fazemos mais com menos. Somos excelentes na invenção de processos e procedimentos mais eficientes e concentramo-nos continuamente em melhorias de produtividade, reduzindo simultaneamente os desperdícios e os custos. Continuamos onde os outros param.
Tal como estes pioneiros, não vemos limites, apenas oportunidades.